Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
Remendo Criativo
Oficina
Com Teresa Nunes
DATAS Sábado | 19 Outubro
HORAS 10.00 às 13.30
PÚBLICO ALVO
M/16 anos [idade indicativa]
PARTICIPANTES
Máx. 10
PREÇO
€45 [materiais incluídos]
Remendar pode ser uma forma criativa e meditativa de reduzir o nosso impacto ambiental e contribuir para quebrar o ciclo de superprodução e consumo têxtil. Ao remendarmos estamos a acrescentar valor às nossas peças de roupa, a respeitar os recursos que foram usados na sua produção e a evitar que acabem nos aterros.
Nesta oficina inspirada na tradição do Boro japonês, os participantes poderão trazer uma peça de roupa para ser remendada através da técnica de Sashiko. Abordaremos os diferentes materiais necessários e tipos de ponto que poderão ser utilizados, não só para remendar, como também para fortalecer um tecido e enriquecê-lo com o nosso olhar e trabalho manual único.
NOTA | O dano na roupa não deverá ultrapassar 4cm de área. Este pode ser um buraco, um rasgão ou uma parte do tecido que está, simplesmente, desgastada.
PROGRAMA
- Breve história do Boro e Sashiko japoneses
- Referências e inspiração
- Materiais necessários
- Exemplos de padrões
- Experimentação com pontos e processo de remendo.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]
Teresa Nunes é uma designer e artesã que procura explorar e divulgar formas de criação mais circulares. Com um percurso multidisciplinar, que tem passado pelo aprofundamento de técnicas como a cerâmica, a tinturaria natural, a costura e o remendo, encontra inspiração nas diferentes culturas por onde tem passado, como a Austrália e o Japão.
Uma forte apreciação pela arte têxtil, na sua vertente histórica, mas também na forma como se materializa na esfera contemporânea, movem-na na prática e no pensamento.
Da sua vasta experiência como formadora retira a importância da partilha de saberes, e do aprender a fazer como ferramenta, não só de autoconhecimento, expressão e realização pessoal, mas também de manifesto e mudança positiva.
Preços
€45 [materiais incluídos]