Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
Estamos na presença do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, que começa a fazer história como um sustentado momento da vida cultural da Câmara Municipal de Lagoa e para o qual contribuem, de forma significativa, o seu Presidente Dr. Luís Encarnação e a sensibilidade e empenho da senhora Vereadora da Cultura Prof. Ana Cristina Martins.
Como responsável pela Direção Artística do Festival, procurámos, mais uma vez, enquadrar a música de excelência dos artistas convidados nos locais de referência que representam o património paisagístico, monumental e turístico do Concelho de Lagoa e, em simultâneo, não perder de vista a integração do Festival no espírito que o Município valoriza como eixo estratégico: Lagoa Cidade Educadora.
Este ano temos como singular novidade, duas grandes e interessantes iniciativas:
- A Exposição «Músicas de Ver» com a apresentação, culturalmente valiosa, dedicada ao tema: Alaúdes do Mundo que decorrerá de 21 de Setembro a 3 de Novembro de 2024 no Auditório Carlos do Carmo;
- Dia 1 de Outubro – Dia Mundial da Música – também no Auditório Carlos do Carmo e para encerramento do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, o espetáculo que denominamos de «Irish Celtic Night», “Uma Noite Celta”.
Estas duas iniciativas têm o alto patrocínio da DGArtes,
Sob o ponto de vista estritamente musical propomos, como sempre, a conjugação de várias sonoridades e géneros musicais, reconhecidos na prática artística contemporânea e que nos fala da Guitarra, dos seus intérpretes e da sua música.
A todos queremos proporcionar um Festival musical de excelência.
Sinopse
O ALMA Trio nasceu da necessidade e do desejo natural de expressar a voz, a alegria e a serenidade da “Alma” através da Música, propondo um repertório clássico e não clássico, partindo dos anos 1700 até os dias de hoje. As peças executadas reúnem um conjunto de estilos musicais e atravessam mais de dois séculos de história, dando atenção especial à tradição do swing e do jazz nascida nos Estados Unidos no início do século XX e desenvolvida em todo o mundo, inclusive na Itália. O cativante programa proposto inclui partituras originais e arranjos plenos de ritmo, swing e improvisações de jazz escritos, para essa formação, pelo Maestro Ciro Galeone, guitarrista eclético e versátil, graças ao qual o trio ALMA se torna um conjunto único e exclusivo.
O Forte Trio Estatal da República do Cazaquistão é composto pelos vencedores de concursos internacionais de música Maxat Yussupov (violino), Murat Narbekov (violoncelo) e o fundador e diretor artístico do conjunto Timur Urmancheev (piano), Trabalhador Homenageado do Cazaquistão, Cavaleiro da Ordem “Kurmet”. Este é o primeiro e único grupo no Cazaquistão que inclui violino, violoncelo e piano. O repertório do FORTE TRIO abrange desde música barroca a composições de jazz moderno, música folclórica cazaque e música clássica nacional que ocupa um lugar importante na atividade artística do conjunto. O Trio tem uma agenda de turnês extremamente ocupada tendo se apresentado nas melhores salas de concerto da França, Itália, Finlândia, Malta, Alemanha, China, Rússia, Geórgia, Quirguistão, Uzbequistão, e até mesmo em uma nação tão distante e exótica como a Ilha de Antígua e Barbuda. O FORTE TRIO foi formado sob o patrocínio da Organização Estadual de Concertos “Qazaqconcert”.