Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Welcome to Europe não é apenas um espetáculo — é uma provocação, uma viagem, uma visita guiada a um museu que se instala em cada palco por onde passa. Este museu vivo desafia o público a atravessar salas de memória, identidade e política, colocando em cena performances que questionam o que significa, hoje, ser europeu.
Ao longo do percurso, os visitantes são confrontados com perguntas urgentes e desconfortáveis:
Porque é que os discursos de ódio se tornaram quase banais?
Como é que a imigração se transformou na arma favorita dos novos populismos?
Que Europa estamos afinal a construir — e para quem?
Somos capazes de narrar a dor dos outros e como lidamos com a nossa?
Ficha Artística
Texto, Encenação, Espaço Cénico e Vdeo: Ricardo Correia
Interpretação: Beatriz Antunes, Fábio Saraiva, Sofia Coelho e Ricardo Correia
Vozes Vídeo: Ana Teresa santos, Cláudia Carvalho, Carolina Santos, João Amorim, Patrícia Pinheiro, Ricardo Correia
Apoio ao Movimento e Figurinos: Rita Grade
Direção Técnica e Desenho de Luz: Diogo Marques
Fotografia: Carlos Gomes
Registo Vídeo: Fernando Antunes Amaral
Design: Joana Corker
Cabeleireiro: Ilídio Design by Carlos Gago
Mediação e Produção: Beatriz Antunes, Casa da Esquina – Associação Cultural
Espetáculo com a cumplicidade do Comité Dissonante: Ana Vilela da Costa, Jorge Louraço, Nuno Lucas, Sónia Ferreira e Vanesa Sotelo
Coprodução: CAO (Ovar) ; TAGV (Coimbra)
Acolhimento: Mákina de Cena (Loulé)
Produção: Casa da Esquina (estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Dgartes 2023-2026 e Município de Coimbra)
Notas Suplementares
Festival Contrapeso #5: Arte e Academia
A Mákina de Cena apresenta a quinta edição do Festival Contrapeso, sob o tema Arte e Academia, com um programa centrado em criadores com percurso ativo no Ensino Superior (como docentes ou investigadores), em diferentes espaços de Loulé e Faro.
Naquela que será a sua edição mais elaborada e articulada a nível territorial, serão apresentados exemplos de como as artes performativas se podem conjugar com o pensamento académico, abrindo a caixa de pandora numa das regiões com maior taxa de abandono escolar, e onde o ensino superior no campo das artes performativas continua a ser uma miragem.
Em 2025 o Contrapeso contemplará, para além de espetáculos de teatro (Colectivo 84/Mickaël de Oliveira, Casa da Esquina, S.A. Marionetas, LUME Teatro (BR)) e jazz (Samuel Lercher Trio, João Paulo Esteves da Silva Trio, Luigi Grasso Quartet (IT)), masterclasses e conversas no Conservatório de Música de Loulé, um colóquio de dois dias na Universidade do Algarve, com masterclasses, mesas-redondas e conferências performativas (Sofia Cabrita, Ricardo Correia), em parceria com o Departamento de Artes da FCSH e o LUME Teatro, renomada companhia de investigadores e fazedores de teatro da Universidade de Campinas, que também orientará uma formação para profissionais (12h) em Loulé.
Consulte a programação integral do Festival Contrapeso aqui.
Informações Adicionais
O espetáculo decorre no palco do Cineteatro Louletano.
Preços
Preço: 10 €
Descontos Disponíveis:
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, crianças até aos 12 anos e portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)
» Cartão de Amigo aplicável
» 50% para funcionários da Câmara Municipal de Loulé, mediante a apresentação de cartão (disponível apenas na bilheteira física)
» 50% para Bilhete de Grupo (10 pessoas, disponível apenas na bilheteira física)
» 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas, maiores de 65 anos e menores de 25 anos