Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
A obra teatral Kintsugi - 100 memórias do grupo LUME Teatro é uma proposta cénica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. A memória não é nem monumentalista nem autocomplacente; é, sim, um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes - pessoais e coletivas - que a história nos deixou e, assim, corrigir o nosso futuro.
O espetáculo propõe, a partir da exibição de 100 memórias, uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa que transita perifericamente pela história dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores.
Kintsugi, ou beleza da imperfeição, é uma palavra japonesa que significa marcenaria de ouro. Essa arte consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura…
Ficha Artística
Criação: Ana Cristina Colla, Emilio García Wehbi, Jesser de Souza, Pedro Kosovski, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
Direção: Emilio Gracía Wehbi
Dramaturgia: Pedro Kosovski
Atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
Desenho Sonoro: Janete El Haouli e José Augusto Mannis
Projeção Acústica: José Augusto Mannis
Iluminação: Eduardo Albergaria
Orientação Coreográfica: Jussara Miller
Fotografia: Alessandro Soave e Arthur Amaral
Realização: LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP
Notas Suplementares
Festival Contrapeso #5: Arte e Academia
A Mákina de Cena apresenta a quinta edição do Festival Contrapeso, sob o tema Arte e Academia, com um programa centrado em criadores com percurso ativo no Ensino Superior (como docentes ou investigadores), em diferentes espaços de Loulé e Faro.
Naquela que será a sua edição mais elaborada e articulada a nível territorial, serão apresentados exemplos de como as artes performativas se podem conjugar com o pensamento académico, abrindo a caixa de pandora numa das regiões com maior taxa de abandono escolar, e onde o ensino superior no campo das artes performativas continua a ser uma miragem.
Em 2025 o Contrapeso contemplará, para além de espetáculos de teatro (Colectivo 84/Mickaël de Oliveira, Casa da Esquina, S.A. Marionetas, LUME Teatro (BR)) e jazz (Samuel Lercher Trio, João Paulo Esteves da Silva Trio, Luigi Grasso Quartet (IT)), masterclasses e conversas no Conservatório de Música de Loulé, um colóquio de dois dias na Universidade do Algarve, com masterclasses, mesas-redondas e conferências performativas (Sofia Cabrita, Ricardo Correia), em parceria com o Departamento de Artes da FCSH e o LUME Teatro, renomada companhia de investigadores e fazedores de teatro da Universidade de Campinas, que também orientará uma formação para profissionais (12h) em Loulé.
Consulte a programação integral do Festival Contrapeso aqui.
Informações Adicionais
O espetáculo decorre no palco do Cineteatro Louletano.
Preços
Preço: 10 €
Descontos Disponíveis:
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, crianças até aos 12 anos e portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)
» Cartão de Amigo aplicável
» 50% para funcionários da Câmara Municipal de Loulé, mediante a apresentação de cartão (disponível apenas na bilheteira física)
» 50% para Bilhete de Grupo (10 pessoas, disponível apenas na bilheteira física)
» 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas, maiores de 65 anos e menores de 25 anos