Promotor
Ar de Filmes
Breve Introdução
Percepções é uma criação work in progress. Parte de um questionamento sobre temas quentes da actualidade como a imigração, a intolerância, o papel das redes sociais na disseminação do ódio. Reflete sobre o papel da Arte e da solidariedade na construção de um mundo mais equitativo e justo.
Regressámos à visão maniqueísta do mundo. A velha luta entre o Bem e o Mal reanima-se, as fações reorganizam os seus exércitos e o espaço virtual oferece um terreno fértil de propagação rápida.
Que caminho nos trouxe até aqui?
Aqui onde? Um espaço físico ou o feed incessante de desinformação? O discurso de ódio incendeia as redes alimentado pela ascensão de partidos populistas com as suas velhas fórmulas de divisão e segregação. A intolerância ganha força, aparenta ter mais capacidade de incendiar os nossos corações do que a tolerância, a solidariedade e a partilha. A democracia enfrenta o seu maior teste: terá capacidade de resposta neste novo mundo em que o que nos separa se sobrepõe ao que nos une? O outro que chega em busca de uma vida melhor, apanhado nas redes de tráfico humano, desfila ao nosso lado perante a nossa estoica indiferença.
Questionamos a nossa humanidade face à supremacia iminente da Inteligência Artificial, mas o que significa "humanidade" quando a solidariedade e a empatia são vistas como uma fraqueza?
Esta criação é um espelho da nossa vertigem: o que nos divide? O que nos resta quando as Percepções substituem os factos? E qual é, afinal, o papel da Arte na busca urgente por empatia e solidariedade?
Ficha Artística
A partir de textos originais de Mihaela Michailov e testemunhos recolhidos pelos atores | Encenação Elsa Valentim | Interpretação e Criação Carlos Malvarez, Graciano Amorim, Joana Batalha, Patrícia André, Rita Dias e Sara Azevedo | Cenografia Gabi Albu | Desenho de Luz, Fotografia e Vídeo Aurélio Vasques | Execução de Cenário e Design Gráfico João Rodrigues | Assistência de Encenação Rita Dias | Assessoria de Imprensa Sofia Peralta | Operação Técnica Gi Carvalho e Mafalda Oliveira | Apoio ao Som Dinis Silva e Rui Rebelo | Direção de Produção Daniela Sampaio | Produção Executiva e Divulgação Marco Trindade | Divulgação e Mediação de Público Graciano Amorim e Patrícia André | Produção Teatro dos Aloés 2025
Preços
Descontos:
Amigo do Teatro do Bairro: 8,00
Maiores de 65: 10,00
Menores de 25: 10,00
Profissionais do Espectáculo: 10.00